O SUICÍDIO NO ADOLESCENTE
«(...) Na grande maioria dos casos, o suicida tem uma percepção patologicamente falsa do mundo e dos valores, tal como um míope veria desfocada a realidade. Há inúmeros estados emocionais que limitam e distorcem a percepção da realidade, subtraindo da pessoa a devida liberdade, que os sadios têm, de considerar as condições de existência com a devida sensatez.
(...)Nos últimos anos tem havido um aumento no número de suicídios realizado por adolescentes mas, apesar de tratar-se de um acontecimento lamentável, suas dimensões são bem pouco conhecidas. O suicídio tem sido considerado a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 19 anos, perdendo apenas para os acidentes de carros e de motos por alguns autores, no máximo como terceira causa de morte, por por outros autores. (...)
A literatura sobre suicídio na adolescência mostra a participação de fatores psiquiátricos, familiares, demográficos, e religiosos em torno do suicídio do adolescente. De fato, Renám García Falconi realizou um estudo para analisar essas variáveis na predição da intenção suicida em adolescentes. Foram estudados 51 adolescentes masculinos e 60 femininos, com idades entre 14 e 18 anos. Constatou-se que a ideação suicida, a ansiedade, o motivo existencial e a depressão estão fortemente relacionados com a intenção suicida. (...)
O suicídio da depressão não costuma ser espontâneo ou impulsivo, como acontece em alguns casos de esquizofrenia, de embriaguez patológica ou transtorno explosivo da personalidade. Na depressão o suicídio costuma ser elaborado em detalhes, com escolha do meio de se matar, hora e local do ato. (...)
Os sintomas depressivos mais associados ao suicídio do adolescente dizem respeito ao severo prejuízo da auto-estima, aos sentimentos de desesperança e à incapacidade de enfrentar e resolver problemas. (...) À medida que a depressão vai se tornando mais grave a baixa da auto-estima vai piorando, vão surgindo sentimentos de inutilidade e, progressivamente, o jovem vai ficando mais desesperado (...) com falta de entusiasmo, baixa energia, pouca ou nenhuma motivação, afastamento ou isolamento de atividades sociais, dificuldade em tomar decisões, baixo rendimento escolar, insônia ou dormir demais, sentimentos de culpa, eventual uso e/ou abuso de álcool ou drogas, ansiedade, medo, etc. (...) , é importante considerar o teor do discurso do adolescente que alimenta intenção de suicídio. Sentimentos de culpa por sua simples existência podem estar presentes, como por exemplo, sentir-se como se fosse um "fardo para seus pais, para outras pessoas..." Costuma comunicar para pessoas de sua intimidade que "sua vida não tem sentido e que a sua morte seria um alívio para todos" e coisas assim.
(...) A depressão no adolescente é atípica, como dissemos, na medida em que ele(a) não tem recursos para discursar sobre seus sentimentos, de externar a problemática existencial e emocional pela qual está passando. (...)
O suicídio é um ato de desespero covarde ou desespero corajoso? (...)
Em dados publicados pelo Centers for Disease Control and Prevention (Department of Health and Human Services), United States, 1997. MMWR 1998;47 (No. SS-3), pode-se entender que a tentativa de suicídio é mais freqüente em adolescentes femininas (27,1%) que masculinos (15,1%). Também se vê que 20,5% dos jovens examinados tinham considerado seriamente tentar o suicídio nos últimos 12 meses e, destes, 15,7% tinham feito uma plano específico para o suicídio, além disso, 7,7% dos adolescentes pesquisados tentaram o suicídio uma ou mais vezes nos 12 meses que precedem a pesquisa.
Portanto, o tema tem inquestionável relevância.»
in http://www.virtualpsy.org/infantil/suicidio.html (aconselho a kem esteja interessado)
1 comentário:
O suicidio na adolescencia é sim uma das maiores causas de morte, sendo em alguns paises a maior causa de morte... A maior parte dos adultos classificam a adolescencia como uma fase ma do jovem mas nao é bem isso k acontece mas sim um fase da vida em k todos os jovens sem exepçoes poem em causa a sua existencia, e muitos deles pelo educaçao, criticas nefastas ... fazem com k esses jovens classificados comomuitos"fracos de espirito"eles simplemente queriam ser as pessoas que todos queriamk fossem, e o sentimento que nutrem por essas pessoas é tao9 grande, ou demasiadamente grande que os leva a querer ser outra pessoa, mas como nao o podem ser porque a sua personalidade ja esta bem definida, ja sao pessoas autonomas e tem opiniao sobre as coisas k é a sua opiniao e nao podem muda-la mm k keiram so pk a sociedade ou o entes queridos desejam k eles pensem assim...
compreender os jovens é simplesmnete fazer um esforço e pensar de como pensdavam na sua adolescencia...
leam este blog esta xelente ...
esta rapariga é xelente...
continuam assim marcia
bjs ... Daniel
Enviar um comentário